quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dave Gahan lambendo Dirty Sticky Floors ao lado de Colegas Artistas.

Navegando pela bio do Depeche Mode flutuo até o «down rock bottom fundilho do poço» da carreira de seu estimado crooner, Dave Gahan.

O site http://www.allmusic.com/ conta que Gahan, turbinado pelo estrelato, resolve ir a Los Angeles no início da década de 90 para tornar-se um adicto em heroína (como consequência, não como objetivo). Seu álbum solo Paper Monsters conta bem isso - daí Dave "Personal Jesus" Gahan estar nos tais pisos grudentos sujos do título.
____________________________________________________________________
Perambulando pelo museu Van Gogh em Amsterdã. Meio lerdo. Riso frouxo. Massa encefálica esverdeada. Boca com cheiro de fumaça.
Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos Olhos grudados na melancolia dO Campo de Trigo com Corvos, conhecido como o último quadro do ruivo de orelha decepada. A vista que o pintor tinha da sua cela em Saint Remy. O pronúncio da morte.

A narração, na voz marcante de Léo Baptista, dos corvos explodindo em direção ao céu. Van Gogh sabia que ia morrer?!?

O holandês foi exaustivamente analisado. Seu estado insano teórica && academicamente demonstrado em suas pinceladas circulares. ____________________________________________________________________

Porque ninguém quer saber que Martin Sheen vivia bÊbado no set de Apocalypse Now e teve um infarto durante a filmagem? Questione e saberás que Marlon Brando chegou no set sem saber uma fala do roteiro. Francis Ford Coppolla , ignorando o respeito dos italianos pela matriarca, já estava vendendo a mãe para conseguir pagar os gastos astronômicos que culminavam a cada dia de filmagem. [Deveria ter pedido conselhos aos diretores e produtores brasileiros que têm como modus operandi nunca tirar um tostão do próprio bolso para fazer um filme. A algibeira dos outros, sim. A própria, nunca.]
Se a tóxico-químico-nuclear dependência de Dave faz com que as portas da compreensão se abram para a obra musical de Gahan, então, saber que Brando chegou ao set com 44 quilos a mais faz com que se perceba o desespero dum diretor que pretendia um personagem atlético. Van Gogh cortou as próprias orelhas e assim, olhamos para um girassol sempre com uma gota de sangue. Francis Ford Coppolla notoriamente ameaçou se matar várias vezes durante a filmagem de Apocalypse Now e assim, olhamos para uma guerra do Vietnã com toques lisérgicos.

Entender o autor, é entender sua obra. Simples assim. Óbvio assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário