domingo, 31 de maio de 2009

Nem mesmo o AdaMantiUm de Logan me calará!!!

Desde que me casei, ir ao cinema sozinho é fato raro. Quando solteiro, era frequente. Minha mulher estava num plantão em pleno domingão, e, sentindo-me solitário, resolvi ir ao cinema. Nesses inebriantes momentos de turva solidão, nada melhor do que ver um filme sobre um homem solitário. Um loner, algo que sempre me considerei. Não por opção, mas porque eu sou muito chato mesmo e é difícil me aguentar. Sozinho, volto a me comportar, reflito e me reintegro à sociedade. Sim, fui ver, X-Men Origins: Wolverine, dir. Gavin Hood, USA, 2009. Minha mulher disse que não veria esse filme nem pintado de adamantium.
***************
Ontem, num maravilhoso fondue entre amigos, uma amiga deu a mesma resposta que minha mãe. Na minha fingida (sim, porque eu sei a resposta) indignação, pergunto como alguém pode assistir algo escrito pela Gloria Índia Perez. A resposta é simples: tudo é tão idiota e vazio que o cérebro é desligado e todas as complicações do cotidiano se esvanecem. Ela e minha mãe fazem isso com a Glória Clone Perez e eu faço com filmes de ação. O meu Sex and the City é um Duro de Matar.
******************
Eu sou o mais extremo rancor representado pelos geeks. Revolta-me quando alteram a história dos quadrinhos por opções piores. Se fizerem um filme com o Batman gay e for muito bom, tudo bem. Podem alterar à vontade. Mas para pior? Se não está quebrado, não conserte.

Porque criar uma história de Abel e Cain em Wolverine se nas HQs nunca foi comprovado que Wolverine e Dentes-de-Sabres são irmãos? Porque fazê-lo sem humor e com plena consciência se nas HQs ele é um baixinho engraçado e desmemoriado? Porque fazer com que as garras saiam do meio dos nós dos dedos se no original elas saem acima dos nós dos dedos? Tá, agora eu sendo implicante.
******************













O que aconteceria se Wolverine fosse pintado por C.M. Coolidge e Salvador Dali???













*******************
A literatura deixa margens infinitas à imaginação. Quadrinhos limitam um pouco essa imaginação visto que estamos vendo os desenhos no transcorrer das páginas. Imaginamos o movimento do herói socando o vilão, sua voz, os ruídos de Metrópolis, mas vizualizamos muito mais que num romance.

As adaptações de quadrinhos para o cinema foram, na sua maioria, fiascos. Qualitativamente falando.

Os efeitos especiais de antigamente não davam conta do recado e quando se tentava, os resultados eram risíveis. Dependiam de roteiro. E roteiro não tinham. Continuam não tendo. Só que os efeitos especiais de hoje dão conta do recado. O sucesso de filmes baseados em quadrinhos é um sucesso no começo do século XXI. Para muitos, ver Logan voando e cortando a hélice dum helicóptero já vale o ingresso. Eu preferia vê-lo dizendo frases de efeito, transtornado por ser um "animal" e de vez em quando, aí sim, metendo o cacete na galera.

Sin City e 300 são legais porque usam ritmo e visual a seu favor e dependem menos do roteiro apesar de estar lá. O pobre Wolverine ficou orfão de uma boa história. A besteira não foi boa o suficiente para que eu desligasse o cérebro.


Wolverine caricatura: http://leandrofca.blogspot.com/2007_07_01_archive.html
Wolverine Coolidge e Dali: http://superpunch.blogspot.com/2009/03/if-rene-magritte-salvador-dali-and-cm.html

4 comentários:

  1. Na boa... teu melhor post até agora! Irônico, ritmado, com conteúdo, engraçado até. Principalmente qdo vc se autointitula um chato. Rsrsrsrs. Té o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei tb! E mais ainda do "Sozinho, volto a me comportar...", sua cara, rs.

    ResponderExcluir
  3. Até agora a única adaptação digna dos quadrinhos para as telas foi sin city, e talvez algum dos 3 filmes do homem aranha, pq de resto nenhum foi fiel ou seguiu as referências originais, o que acaba decepcionando os fãs das HQ´s.

    Outra decepção grande e que gerou uma de revolta foi com Spirit, do brilhante Will Eisner, que foi recentemente adaptado para as telas e foi com tremendo desgosto que presenciei no dvd area 1. o massacre que fizeram com os grandes roteiros originais do Will. Nem o elenco estelar salvou. Foi triste ver uma grande obra destruída. Nem fizeram questão de seguir os roteiros originais que ram fantásticos.


    Se dá pra salvar algo dessa películo é a direção de arte, pois o resto não merece nem ser visto, não vale nem o aluguel do dvd.

    fica a dica e o protesto!

    abs

    ResponderExcluir
  4. só há 4 meses vi o Wolverine, e esta semana arrumei todas as revistas em quadrinho por temas e andei folheando algumas ...
    A ÚNICA COISA QUE ME PASSOU FOI TENTATIVA DE MOSTRAR A ANGÚSTIA TERRÍVEL DO CARA,tentativa de explicar com trauma, e criar empatia, UM MOVIMENTO INTENSO E A IMAGEM DAS GARRAS NASCENDO NO NÓ DOS DEDOS REALMENTE!
    Adoro as revistinhas!!!

    ResponderExcluir